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Alimentação e ganho de massa muscular

Imagem / Fonte:  BBodySmart

A busca pelo melhor condicionamento físico e ganho de massa muscular tem levado inúmeras pessoas a práticas de diferentes modalidades de exercícios físicos e à procura de suplementos e meios rápidos para alcançar seus objetivos. Porém, elas não entendem o porquê de não estarem obtendo resultados satisfatórios.

Não existe um fator isolado para o ganho de massa muscular. O que vai fazer você atingir seus objetivos é o conjunto: treino correto, dieta, suplementação e descanso. Mesmo você fazendo o melhor treino na academia ou gastando fortunas com os melhores e mais caros suplementos, os resultados não vão aparecer se você não seguir uma alimentação correta. Pois é justamente nessa questão que muitos pecam e não conseguem atingir as metas.

Para construir músculos, é preciso consumir alimentos que contribuam para isso. A proteína tem aí um papel fundamental, mas ela não é tudo. Carboidratos, “gordura boa”, água, vitaminas e sais minerais também são importantes. E isso tudo se consegue nos alimentos se fizermos as escolhas certas! Um plano alimentar personalizado feito por um profissional habilitado fará toda a diferença nos resultados.

Fonte: Doutíssima

Adiante, uma lista de alimentos que auxiliam no ganho de massa muscular:

► Amêndoas – Possuem altos níveis de vitamina E. Dois punhados por dia podem substituir facilmente um lanche e ainda ajudar a aumentar sua massa muscular.

► Batata doce – O grande sucesso da batata doce nas dietas deve-se ao seu baixo índice glicêmico (IG). Alimentos com baixo IG liberam energia mais lentamente, o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo. Além disso, possuem nutrientes como vitaminas A e B e minerais como o cálcio.

► Feijão e outras leguminosas – Consumir ao menos uma porção de feijão, lentilha ou qualquer outro tipo de leguminosa por dia é muito importante para o corpo, ainda mais para quem pretende ganhar massa muscular de forma saudável. São responsáveis por inserir em nosso corpo um aminoácido chamado Lisina, que não pode ser produzido pelo nosso corpo. Por isso é  necessário o consumo desse tipo de alimento.

► Salmão – Tem alto índice de proteínas. É cheio de Ômega 3, gordura extremamente benéfica ao organismo da pessoa que pretende ganhar massa, e que produz hormônios que aceleram o crescimento muscular.

Imagem / Fonte: Runners World

► Ovo – Toda pessoa que pretenda criar massa muscular de forma acelerada não pode se esquecer de inserir o ovo na dieta. Apesar de a carne ser mais eficiente na formação dos músculos, o ovo possui mais proteínas e tem uma grande vantagem: possui vitamina B12, superimportante justamente pelo fato de ajudar na contração dos músculos e na diminuição dos níveis de gordura corporal.

► Iogurte – Para um pós-treino, pode ser muito útil pelo fato de possuir proteínas e carboidratos que acabam ajudando você a se recompor. Mas atenção: tem que ser um iogurte sem açúcar; afinal, sua meta é ganhar massa muscular. Os carboidratos do Iogurte, associados a frutas, ajudam a aumentar os níveis de insulina, equilibrando as taxas de açúcar no sangue e impedindo a queima de massa muscular. Além disso, o iogurte acelera o metabolismo, ajudando a queimar gordura.

► Azeite de oliva – Carregado em gorduras monoinsaturadas (Ômega-9) e poli-insaturadas, o azeite diminui os níveis de inflamações. Por possuir alto teor de gorduras saudáveis, afasta os riscos de doenças cardíacas, diabetes e osteoporose.

► Água – A falta de água no organismo é altamente prejudicial, principalmente para quem pretende aumentar a massa muscular. Pois é, quanto mais hidratado nosso corpo estiver, mais acelerado será o crescimento da nossa musculatura.

Fonte: Meon

Evite açúcar, farinhas e derivados (pães, massas etc.), refrigerantes, energy drinks (Gatorade etc.) e bebidas artificiais no geral. Dê preferência, como fontes de carboidratos, aos legumes e frutas. Só não exagere nas frutas (no máximo duas por dia). Com esses cuidados na alimentação, junto com o treino e a suplementação corretos, e o devido descanso, você pode ter certeza de que seus resultados serão bem mais satisfatórios!

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
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