Alimentação durante a gestação

Imagem / Fonte: Gestar Bem

Uma alimentação equilibrada é um hábito que deve ser seguido para a vida toda. Porém, durante o período da gestação, a necessidade de equilíbrio nutricional é muito grande, pois a alimentação implica diretamente no desenvolvimento e na saúde do feto.

Ao longo do período gestacional, a alimentação adequada contribui para a prevenção de uma série de ocorrências negativas, ajuda no ganho de peso adequado em todas as fases da gestação, garante energia necessária para o parto, para a recuperação do pós-parto e também para amamentação.

Muitos estudos revelam que o descontrole do peso durante a gestação tem sido apontado como um fator de risco tanto para a mãe quanto para o bebê, contribuindo para a elevação da incidência de uma série de problemas. Por isso é sempre bom estar sob o acompanhamento de um nutricionista a fim de poder garantir uma alimentação adequada em cada fase desse período tão importante na vida de uma mulher.

Em um cardápio voltado para gestantes, não podem faltar: alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, além de brócolis; alimentos ricos em ferro, como a carne vermelha, aves e leguminosas (feijão, lentilha); vegetais verdes escuros, como o espinafre, rúcula, agrião, para evitar a anemia, muito comum durante esse período. De modo a evitar a constipação, igualmente muito comum nessa fase, é recomendado consumir alimentos integrais, entre os quais: arroz integral, cereais integrais e pães integrais.

Outras dicas importantes:

  • Caso sinta azia, não coma para aliviar. Beba água bem gelada com gotas de limão ao longo do dia.
  • Não coma por dois e sim, o necessário para estar bem nutrida.
  • Alimente-se a cada três horas.
  • Use o polivitamínico prescrito por seu obstetra e/ou nutricionista ao longo da gestação e também por um ou dois meses após o parto.

A gestação é um período mágico e de muita transição. É importante que você, futura mãe, entenda a importância da alimentação nesse período, pois, assim, estará cuidando da sua saúde e da saúde do seu bebê.


Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
Formada em nutrição e fisioterapia, tem especialização em acupuntura e dermatologia funcional. É mestranda em nutrição e dietética.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @karinealmirao.