A vez do chá de hibisco

 Imagem / Fonte: Green me.

Chegamos no inverno, e esta é uma excelente época para o consumo de chás. Já descobrimos os benefícios do chá verde, do chá branco, e agora quem está em alta é o chá de hibisco.

Emagrece? Desincha? Seca gordura abdominal? Hoje, ele é o queridinho para ajudar quem deseja emagrecer. Com inúmeros benefícios para saúde o chá de hibisco, possui muitas propriedades antioxidantes. Seu nome científico é Hibiscus sabdariffa L., sendo  rico em carotenos, potássio, ferro, cálcio, vitamina C e antocianina (pigmento presente em alta concentração com poder antioxidante e anti-inflamatório, que ajuda a eliminar toxinas e a retenção de líquidos).

O hibisco ainda tem um forte aliado em sua composição, chamada faseolamina, que também está presente no feijão branco. Essa substância é uma inibidora da amilase, que diminui a absorção de carboidratos, contribuindo assim para a diminuição do peso. É desta forma que ele ajuda no emagrecimento. Porém, isso somente acontece se associada a uma alimentação saudável e equilibrada.

A recomendação do seu consumo é de até três vezes ao dia, e os melhores horários para se tomar qualquer chá é longe do horário das principais refeições, pois os chás podem dificultar a absorção de certos nutrientes ingeridos nas refeições. E vale lembrar que portadores de cardiopatias devem evitar seu consumo.

Chá de hibisco com frutas vermelhas:

  • 1 colher de chá de folhas secas de hibiscos;
  • 1 xícara de chá de água mineral;
  • ½ xícara de chá de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo, morango, amora).

Preparo: Leve a água ao fogo até levantar fervura. Depois, coloque as folhas de hibiscus, desligue o fogo e deixe em infusão de 3 a 5 minutos. Após esfriar, coe e liquidifique o chá com as frutas e sirva gelado.

Apesar de todos os benefícios a bebida não é milagrosa. Deve estar sempre acompanhada de uma alimentação balanceada. Quem pretende perder peso tomando somente o chá não terá sucesso. Deve-se associá-lo a uma alimentação livre de gorduras e a pratica de atividades físicas.


Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
Formada em nutrição e fisioterapia, tem especialização em acupuntura e dermatologia funcional. É mestranda em nutrição e dietética.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @karinealmirao.