Count

“A cuíca de Laurindo” em cartaz no Teatro Carlos Gomes

Nina-WirttiAlexandre-Moreno©-Renato-MangolinImagem: Nina Wirtti & Alexandre Moreno em cena.  Créditos: Renato Mangolin.

A comédia musical A cuíca de Laurindo encontra-se em cartaz no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes. Idealizado e escrito por Rodrigo Alzuguir, o espetáculo ― que tem como protagonista o sambista carioca Laurindo, personagem criado por Noel Rosa ― retrata o Rio de Janeiro dos anos 1930 e 1940, uma fase importante da cultura carioca, de surgimento das primeiras escolas de samba, derivadas dos antigos blocos, e dos desfiles que aconteciam na Praça Onze.

Inseridas na dramaturgia, as 40 músicas do espetáculo — que mescla ficção e realidade — percorrem a trajetória de Laurindo, de líder da fictícia escola de samba Lira do Amor de Mangueira, passando pelo triângulo amoroso com Zizica e Conceição e a luta contra os nazistas, até a sua volta ao morro como herói de guerra.

Sob a direção de Sidnei Cruz e direção musical de Luís Barcelos, A cuíca do Laurindo traz no elenco Alexandre Rosa Moreno como Laurindo, além de Vilma Melo (Zizica), Claudia Ventura (Conceição), o próprio Rodrigo Alzuguir (Zé), Hugo Germano (Tião), Nina Wirtti (Guiomar) e o cantor e compositor Marcos Sacramento, destaque no papel de Dodô, braço-direito de Laurindo. A peça teve três indicações ao Prêmio Cesgranrio de Teatro: Melhor Direção Musical (Luis Barcelos), Melhor Ator em Musical (Alexandre Rosa Moreno) e Melhor Ator em Musical (Hugo Germano), sendo Alexandre Rosa Moreno o vencedor.

A volta do espetáculo conta com uma novidade: todas as sextas-feiras (exceto a da estreia), o elenco receberá convidados especiais, para canjas ao final do espetáculo. O grupo, então, seguirá em cortejo de bloco carnavalesco até a rua. “A Praça Tiradentes é assunto recorrente na peça já que a mulher de Laurindo, Zizica Tupynambá, é ex-atriz de teatro musicado, integrante da Companhia Negra de Revistas. Então, é muito emblemático fazermos o espetáculo no templo do teatro de revistas, o Carlos Gomes”, celebra Alzuguir.

Temporada: 16 de junho a 30 de julho

Dias e horários: Quinta a sábado ― 19h / Domingo ― 17h

Entrada: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Classificação: 12 anos

Duração: 105 minutos

Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, s/n ― Centro ― Rio de Janeiro
Infos: 21 2215-0556