Count

“A cabaça da existência”, do grupo Artêros, em cartaz na Casa de Baco

Inspirado no livro Igbadu, de Adilson de Oxalá, espetáculo do grupo Artêros debate a criação do mundo segundo a mitologia iorubá

A cabaça da existência cumpre temporada de quatro semanas na Casa de Baco, na Lapa. Encenada pelo grupo Artêros, de Angra dos Reis, a peça foi indicada ao prêmio FITA 2016, como destaque especial do júri técnico, pelo trabalho de pesquisa, expressão corporal e percussão.

A montagem, inspirada no livro Igbadu — A Cabaça da Existência, de Adilson de Oxalá,  é recheada de cenas de dança e  trata da criação do mundo de acordo com a mitologia iorubá. As crenças africanas têm um número expressivo de adeptos no Brasil. Orixás como Olorum, Obatalá e Ododuá são encenados de forma impactante pelos atores. A trilha percussiva é um diferencial no contexto do espetáculo e sempre é elogiada pelos críticos. A montagem tem como objetivo a valorização e o resgate da cultura afro, abordando questões que refletem sobre a tolerância religiosa, o empoderamento feminino, o não preconceito e o respeito a todos os seres e crenças.

Uma das montagens mais antigas do Artêros  teve,  em 2015,  o reconhecimento da trupe mineira Galpão, que selecionou a cena curta Cabaça para o festival que aconteceu em Belo Horizonte. De lá pra cá, o espetáculo cresceu e os atores conquistaram total domínio dos personagens. O espetáculo também rendeu ao grupo o diploma Heloneida Studart de Cultura, honraria entregue aos grupos que atuam no desenvolvimento da Cultura no Estado do Rio de Janeiro, concedido pela Assembleia Legislativa (Alerj). A peça também esteve presente no II Festival Escenas Breves, da Casa INJU, em Montevidéu, no Uruguai.

A produção é assinada pela SpaSophia, o texto por Adilson de Oxalá com adaptação de Felipe Barbosa, a direção por Camila Rocha e o elenco  é formado por Ramon Souza, Vitória Lopes, Letícia Mendes e Junio Bastos.

Temporada: 6 a 27 de junho

Dias e horário: Segundas e terças ― 19h

Entrada: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Vendas on-line via site Sympla.

Classificação: 10 anos

Teatro Casa de Baco
Rua da Lapa, 243 ― Lapa ― Rio de Janeiro
Infos: 21 3796-6191 / 21 99594-2785 / 24 99925-7705